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Políticas de Crédito e Políticas de Cobrança

Políticas de Crédito e Políticas de Cobrança

Em toda a venda há o risco de inadimplência, que deve ser estimado na hora de precificar o produto ou serviço.

inadimplência é um risco na venda tanto com quanto sem crédito, pois envolve que o cliente, por sua vez, tenha controle sobre suas finanças pessoais e saiba planejar os seus gastos. Ou seja, se ele vai ter capacidade de arcar com essa aquisição.

crédito financia ou empresta recursos aos clientes. Portanto, incentiva o consumo e aumenta a carteira de clientes (e a quantidade de vendas), pois abre a possibilidade de compra para quem não pode consumir sem esse apoio, mas influencia diretamente no lucro da empresa.

política de crédito cria regras para esse ‘financiamento’, a fim de comprometer o mínimo possível o fluxo de caixa e o objetivo da empresa: o lucro.

Ao se conceder crédito, a empresa precisa medir e gerenciar o risco de crédito, que é definido como o risco de perdas em empréstimos e recebíveis (existentes ou potenciais).

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política de cobrança tenta reaver, com técnicas específicas para cada comportamento de consumidor e situação de empresa, a maior parcela possível do valor em dívida dos clientes.

Para conceder crédito, o empresário precisa ponderar sobre o perfil do cliente, seu comportamento (como ele compra) e a situação da empresa (até onde ela pode conceder esse benefício sem comprometer suas finanças além do possível).

Aliar as duas políticas de modo que uma equilibre a outra em liberalidade e rigidez aumenta as chances de vender, receber o valor da venda a crédito e ainda não perder o cliente.

Assim: se a política de crédito é rígida, a política de cobrança deve ser mais liberal. E vice-versa.

política de cobrança não tem por finalidade intimidar o cliente ou evitar a inadimplência. Ela deve preservar a instituição, mas apenas no âmbito de tentar resgatar (pelo menos em parte) o valor que o cliente deve.

política de cobrança deve ser clara para o cliente e não pode ferir o Código de Defesa do Consumidor (CDC – Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990), especialmente nos artigos nº42 e 52 que dispõem:

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Art. 42, CDC
Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

Parágrafo único. O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.

Art. 52, CDC
No fornecimento de produtos ou serviços que envolva outorga de crédito ou concessão de financiamento ao consumidor, o fornecedor deverá, entre outros requisitos, informá-lo prévia e adequadamente sobre:

I – preço do produto ou serviço em moeda corrente nacional;
II – montante dos juros de mora e da taxa efetiva anual de juros;
III – acréscimos legalmente previstos;
IV – número e periodicidade das prestações;
V – soma total a pagar, com e sem financiamento.
§ 1º As multas de mora decorrentes do inadimplemento de obrigação no seu termo não poderão ser superiores a dez por cento do valor da prestação.
§ 1º As multas de mora decorrentes do inadimplemento de obrigações no seu termo não poderão ser superiores a dois por cento do valor da prestação.(Redação dada pela Lei nº 9.298, de 1º.8.1996)
§ 2º É assegurado ao consumidor a liquidação antecipada do débito, total ou parcialmente, mediante redução proporcional dos juros e demais acréscimos.

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E ainda atentar para:

multa por falta de pagamento não pode ser maior do que 2% do valor
da prestação
 e o pagamento da dívida total, ou de parte dela, dará direito a redução proporcional dos juros e outros acréscimos.

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Apaixonado por finanças e Marketing digital, construi este fórum para ajudar o maior número de pessoas possíveis

Este tópico contém resposta, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Tiago Miarelli 1 semana, 3 dias atrás.

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