Home » Artigos » Ganho de escala e técnicas para implementação

Share This Post

Artigos

Ganho de escala e técnicas para implementação

Ganho de escala e técnicas para implementação

Um poderoso conceito nos negócios é o do ganho de escala (economia de escala). Consiste em diminuir o custo médio de cada item produzido aumentando a quantidade de produção, assim se ganha maior poder de negociação junto aos fornecedores, obtendo vantagens competitivas no mercado.

Mas esse conceito é ainda mais amplo que sua descrição – e versátil. Pode ser aplicado com diversas técnicas, para todos os tamanhos de empresas. Inclusive, é uma arma eficaz para a sobrevivência das micros e pequenas empresas.

Algumas estratégias para o ganho de escala:

Fusão de empresas
Mais comum nas médias e grandes empresas, a fusão das empresas aumenta a produção pois os fornecedores se tornam compartilhados – aumentando a demanda para eles também, que antes vinha de uma só empresa – assim como o alcance (distribuição) também aumenta.

Foi o que aconteceu com duas gigantes da área educacional, Anhanguera e Kroton que, unindo-se, ganharam uma economia de escala superior a R$ 150 milhões e se tornaram o maior grupo de ensino do mundo. Com a fusão, elas conquistaram uma capacidade de investimento de R$ 262,2 milhões – 9,25% a mais do que a soma das previsões enquanto empresas separadas.

Veja também:  Auditoria Contábil, Financeira, Operacional: como funcionam e para que servem

Sistema de franquias
Ideal para pequenas e médias empresas, inserir sua empresa no sistema de franquias aumenta a sua presença no mercado. Como seria com a abertura de filiais, mas com uma vantagem: quem gerencia e arca com os custos de funcionamento da loja é o franqueado, que ainda paga as devidas taxas para o franqueador (você).

As franquias representam um modelo de ganho de escala pois também aumentam a demanda junto aos fornecedores, uma vez que toda a rede de uma franquia deve ser abastecida por uma lista definida de fornecedores.

O setor de franquias no Brasil está mais amadurecido e começa a dar frutos. Mesmo em ano de Copa e eleições, com as incertezas da economia, ele continua apresentando um crescimento de cerca de 3 vezes o PIB. Se a sua marca está consolidada, vale a pena montar um plano de negócios e estudar essa possibilidade.

Veja também:  Políticas de Crédito e Políticas de Cobrança

Formação de Cooperativas
No agronegócio, as cooperativas possibilitaram a produção em larga escala e é o principal fator para um crescimento de quase 300% desde sua implantação, nos anos 1970.

Consiste em se associar a outros produtores de forma democrática. A associação por cooperativa une pessoas com o mesmo interesse, então é ideal para microempreendedores individuais. O maior gol dela é a diminuição de custos com logística e distribuição.

Compras coletivas
Similar às cooperativas, mas aqui o foco principal é a compra. Se associando a outros empresários com tamanho similar, do mesmo setor, você aperfeiçoa o sistema de compras de matérias-primas para seu negócio. Com os números da nova demanda em mãos, você pode negociar com os fornecedores mais cedo e com eficácia, sem ter que esperar pelo crescimento do volume de vendas. E então, tem o poder de criar promoções para seus clientes sem sacrificar sua margem, aumentando as vendas.

Veja também:  Vocabulário tributário

ganho de escala pode ser aplicado nas mais diversas situações como, por exemplo, em procedimentos de logística. Ao criar um trajeto logístico de entregas que uma numa mesma viagem duas ou três entregas distintas, você também obteve economia de escala, pois o custo final, dividido pelo número de clientes atendidos se torna muito inferior ao valor de cada um, caso fosse realizada cada entrega individualmente.

Veja Também:

A lógica do lucro empresarial e o que fazer quando seu resultado despenca

Planejamento Financeiro para crescer com segurança

Dores do Crescimento

Ganho de escala e técnicas para implementação

Ganho de escala e técnicas para implementação
5 (100%) 1 vote

Share This Post

Apaixonado por finanças e Marketing digital, construi este fórum para ajudar o maior número de pessoas possíveis

Este tópico contém resposta, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Tiago Miarelli 1 semana, 3 dias atrás.

Você deve fazer login para responder a este tópico.