Home » Artigos » Conheça os recursos financeiros disponíveis para salvar sua empresa

Share This Post

Artigos

Conheça os recursos financeiros disponíveis para salvar sua empresa

Conheça os recursos financeiros disponíveis para salvar sua empresa

Na vida de qualquer gestor sempre haverá aquele momento em que ele precisa de um investimento extra, independente do tamanho da empresa. Seja para que o negócio cresça, para um projeto grandioso ou mesmo quando os gastos saíram do controle. Conheça as fontes mais comuns dos empresários para conseguir essa injeção de ‘ânimo’ no negócio.

Recursos próprios

O melhor caminho é começar a investir com dinheiro economizado, sem ter que arcar com juros ou ter que vender parte da empresa. Só não é a melhor opção caso você esteja retirando de uma reserva familiar para emergências ou estudos. Geralmente essa é a opção mais viável para o empresário de uma empresa mais sólida, pouco viável para primeiros negócios e startups.

Investidor

Quando faz o aporte numa empresa, a pessoa ou o fundo ganha uma participação no negócio, mediante um acordo entre os sócios. Ele pode ser um sócio investidor, que recebe uma parte dos lucros, também pode ser um sócio que ajude a planejar estrategicamente o negócio ou trazer uma carteira de contatos.

Veja também:  Ganho de escala e técnicas para implementação

Seja como for o investimento, é importante negociar previamente a remuneração e montar um contrato societário que deixe tudo às claras.

Entidades de fomento

São organizações estaduais ou municipais que oferecem financiamento para empreendedores locais. As taxas são menores que as dos bancos, mas os valores de investimento são menores também.

Para contratar é preciso estar em dia com seus documentos enquanto pessoa física e jurídica, tanto nos seus compromissos fiscais quanto tributários, assim como poder disponibilizar garantias financeiras, que podem ser exigidas.

As agências também requerem projetos de viabilidade (financeira, técnica e econômica) e um business plan.

Bancos

Sem histórico junto ao banco pode ser um pouco difícil conseguir o capital inicial, talvez você precise pagar um seguro ou apresentar um bem como garantia. Nessa opção, é importante estipular parcelas cabíveis de serem pagas e prever cenários mais pessimistas que otimistas para não se enforcar depois.

Veja também:  Como escolher um financiamento para sua empresa

Linhas de crédito de longo prazo: use para comprar máquinas e equipamentos, que são investimentos mais pesados, mas opte apenas quando há uma boa e real oportunidade de crescimento.

Linhas de crédito de curto prazo: com taxas de juros mais altas, valem a penas quando há uma necessidade iminente, como falta de capital de giro.

Independente de qual sua opção na hora de injetar dinheiro na sua empresa é indispensável estar com a contabilidade e as planilhas financeiras em dia. Sem esse controle nenhuma fonte externa irá ceder o crédito. E mesmo que você esteja introduzindo dinheiro de suas finanças pessoais, não terá o controle de onde e como investir, correndo o risco de perder o valor num mau investimento.

Veja também:  Seja pequeno e sobreviva

 

Veja Também:

 

Como escolher um financiamento para sua empresa

CET – Custo Efetivo Total

Tributos e Estratégia empresarial

Tipos de investimento em empresas: anjo, capital semente, venture capital e private equity

Conheça os recursos financeiros disponíveis para salvar sua empresa

Como conquistar um investidor para seu negócio

Conheça os recursos financeiros disponíveis para salvar sua empresa
5 (100%) 1 vote

Share This Post

Apaixonado por finanças e Marketing digital, construi este fórum para ajudar o maior número de pessoas possíveis

Este tópico contém resposta, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Tiago Miarelli 1 semana, 3 dias atrás.

Você deve fazer login para responder a este tópico.