Home » Artigos » Conciliação bancária: o que é e como fazer?

Share This Post

Artigos

Conciliação bancária: o que é e como fazer?

Conciliação bancária: o que é e como fazer?

Dentre todas as atribuições inerentes à gestão, certamente o controle financeiro é uma das tarefas mais importantes. Não é à toa que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse é o motivo que leva quase metade das empresas a fecharem as portas após apenas três anos de funcionamento.

Consultores e especialistas geralmente falam sobre a importância dos fluxos de caixa na gestão das finanças, mas poucos se referem à conciliação bancária, alternativa muito viável e relevante durante essa análise.

conciliação bancária nada mais é que o confronto entre os saldos, as entradas e saídas, bem como a movimentação da conta corrente informada pelo banco. Compara-se, por exemplo, a realidade dos lançamentos nos extratos bancários e dos lançamentos no controle financeiro.

A importância da conciliação bancária

Assim como os fluxos de caixa e o demonstrativo dos resultados do exercício (DRE), a conciliação bancária também é uma ferramenta essencial para qualquer empreendimento. É por meio da conciliação bancária que é possível realizar as conferências de entradas referentes às vendas com cartões e aquelas relacionadas às vendas com boleto bancário, por exemplo.

Veja também:  O que é factoring e como ele pode ajudar sua PME

Em outras palavras, empresas que lidam diretamente com comércio são, para o seu próprio bem, praticamente obrigadas a fazer esse tipo de monitoramento — que pode ser feito semanal, mensal, semestral ou anualmente, dependendo da necessidade de avaliação da organização.

O passo a passo

elaboração de uma conciliação bancária não é nenhum bicho de sete cabeças, mas pode ser fundamental contar com algum software especializado na área financeira para agilizar e automatizar todo o processo. De qualquer forma, o empreendedor terá que seguir 4 passos básicos para conseguir controlar o processo inteiro de maneira efetiva.

Vejamos, então, um por um:

1) Cultura de prestação de contas
O empreendedor terá que fazer um registro diário de todas as entradas e saídas nas suas contas de banco — incluindo tarifas e juros, se for o caso. Não há como ter controle e realizar futuras avaliações se não houver uma cultura de prestação de contas por parte do empresário e da própria empresa.

Veja também:  Conheça os recursos financeiros disponíveis para salvar sua empresa

2) Verificação de saldos
conferência também é um passo essencial, apesar de não ser uma das tarefas mais prazerosas do mundo. Veja se os saldos inicias e finais do controle interno estão batendo com os saldos do extrato bancário.

3) Conferência de detalhes
A conferência não serve apenas para a análise dos saldos. A diversão continua: é fundamental verificar se todas as datas correspondem com as anotadas pelo controle interno — para não correr o risco de ser multado por atrasos, por exemplo.

4) Correção e armazenamento
Por fim, qualquer divergência entre os dados encontrados no controle interno e os contidos na conta relacionada aos bancosdevem ser corrigidas assim que percebidas. Não se esqueça de guardar notas fiscais, extratos e comprovantes de pagamentopara ter acesso às informações a qualquer hora.

Veja também:  Como o tal fluxo de caixa pode deixar sua franquia sadia

Você já faz a conciliação bancária da sua empresa para não perder o controle financeiro? Tem alguma dúvida sobre o assunto ou seus procedimentos? Deixe seu comentário e participe da conversa!

Veja Também

O melhor momento para vender uma empresa

Tributos e estratégia empresarial

É melhor montar uma empresa ou comprar uma empresa?

Dores do Crescimento

Conciliação bancária: o que é e como fazer?
5 (100%) 1 vote

Share This Post

Apaixonado por finanças e Marketing digital, construi este fórum para ajudar o maior número de pessoas possíveis

Este tópico contém resposta, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Tiago Miarelli 1 semana, 3 dias atrás.

Você deve fazer login para responder a este tópico.